Wednesday, January 29, 2014

Ainda sobre Pete Seeger...





Mais uma de Pete Seeger.

Em 2009, foi convidado a tocar "This Land is your Land", de Woody Guthrie, na festa de inauguração de Barack Obama, junto com Tao e Bruce Springsteen.

"This land" tem uma históia estranha. Embora considerado por muitos americanos como o hino nacional alternativo dos EUA, música obrigatória em apresentações de colégio etc. e tal, também é uma música p'ra lá de censurada..

Guthrie originalmente escreveu a música com três versos que são vistos como ataques contra a propriedade privada e o governo americano. Mesmo hoje, são raramente cantados e os professores rotineiramente "esquecem" de ensiná-los a seus alunos:

    Nobody living can ever stop me,
    As I go walking that freedom highway;
    Nobody living can ever make me turn back
    This land was made for you and me.

    In the squares of the city, In the shadow of a steeple;
    By the relief office, I'd seen my people.
    As they stood there hungry, I stood there asking,
    Is this land made for you and me?

    As I went walking I saw a sign there
    And on the sign it said "No Trespassing."
    But on the other side it didn't say nothing,
    That side was made for you and me.


É ativismo demais para os sentimentos democráticos americanos, aparentemente.

No evento de Obama, porém, Pete e Bruce fincaram os pés e insistiram em cantar TODA a música, mesmo com os versos censurados.

Pete começa os versos censurados no 2:33 no vídeo e você pode ver ele claramente se deliciando com a situação. Dá para entender EXATAMENTE o que passou por sua cabeça neste momento:

"E aí, Woody? Imaginou um dia que eu estaria nas escadas do Lincoln Memorial, cantando 'This Land' interinho, ao convite do primeiro presidente negro dos EUA, justamente em sua festa de inauguração?"

É maravilhoso que Pete teve esse momento e que sua esposa Toshi (que morreu no ano passado) testemunhou o feito. Era uma reivindicação de tudo que Pete sustentava.

No 2:54 e 3:21, dá para ver a cara de sapeca dele enquanto ele dá a banana ao capitalismo frente ao Presidente.

(Obrigado, Bia Botafogo, por me lembrar deste vídeo.)

No comments:

Post a Comment