Mais uma de Pete Seeger.
Em 2009, foi convidado a tocar "This Land is your Land", de Woody Guthrie, na festa de inauguração de Barack Obama, junto com Tao e Bruce Springsteen.
"This land" tem uma históia estranha. Embora considerado por muitos americanos como o hino nacional alternativo dos EUA, música obrigatória em apresentações de colégio etc. e tal, também é uma música p'ra lá de censurada..
Guthrie originalmente escreveu a música com três versos que são vistos como ataques contra a propriedade privada e o governo americano. Mesmo hoje, são raramente cantados e os professores rotineiramente "esquecem" de ensiná-los a seus alunos:
Nobody living can ever stop me,
As I go walking that freedom highway;
Nobody living can ever make me turn back
This land was made for you and me.
In the squares of the city, In the shadow of a steeple;
By the relief office, I'd seen my people.
As they stood there hungry, I stood there asking,
Is this land made for you and me?
As I went walking I saw a sign there
And on the sign it said "No Trespassing."
But on the other side it didn't say nothing,
That side was made for you and me.É ativismo demais para os sentimentos democráticos americanos, aparentemente.
No evento de Obama, porém, Pete e Bruce fincaram os pés e insistiram em cantar TODA a música, mesmo com os versos censurados.Pete começa os versos censurados no 2:33 no vídeo e você pode ver ele claramente se deliciando com a situação. Dá para entender EXATAMENTE o que passou por sua cabeça neste momento:
"E aí, Woody? Imaginou um dia que eu estaria nas escadas do Lincoln Memorial, cantando 'This Land' interinho, ao convite do primeiro presidente negro dos EUA, justamente em sua festa de inauguração?"
É maravilhoso que Pete teve esse momento e que sua esposa Toshi (que morreu no ano passado) testemunhou o feito. Era uma reivindicação de tudo que Pete sustentava.
No 2:54 e 3:21, dá para ver a cara de sapeca dele enquanto ele dá a banana ao capitalismo frente ao Presidente.
(Obrigado, Bia Botafogo, por me lembrar deste vídeo.)
No comments:
Post a Comment