por Thaddeus
O historiador americano
Howard Zinn teve uma influência tremenda na minha vida e sob minha visão dos Estados Unidos através de seu livro de seu livro
A Peoples’ History of the United States (Uma História Popular dos EUA). O fato que seu livro, que revolucionou a historiografia americana, nunca foi traduzido para português é um sinal triste de quão pouco o Brasil conhece as coisas realmente importantes daquele país.
Nascido em 1922 numa família imigrante judaica e operária de Nova Iorque, Zinn lutou na Segunda Guerra como membro da tripulação de um avião bombardeiro B-17. Saiu do Exército transformado em pacificista convicto. Trabalhou nas estalagens de sua cidade natal e usou seus benefícios de veterano para se educar nas universidades de New York e Columbia, onde formou com seu PhD em história em 1958, com 36 anos (coragem, para vocês que, como eu, entraram nessa carreira tardiamente).
Entre 1956 e 1963, Zinn era um professor na universidade negra e feminina
Spelman College em Atlanta Georgia, onde se envolveu na luta para direitos civis. Por causa de seu apoio às alunas de Spelman e sua crítica da ênfase da universidade em formar “jovens senhoritas” num momento em que as mulheres negras e universitárias engajavam-se na luta contra a segregação racial, o Zinn foi demitido de sua posição. Em 1964, empregou-se na universidade de Boston, da onde aposentou-se em 1988. Até o final de sua vida, continuou ser educador, escritor e militante.
Zinn era inimigo feroz do militarismo americano, se opondo ativamente às várias guerras dos EUA nos últimos 50 anos. Sua obra maestra,
A Peoples’ History of the United States, recupera a história da luta de classe e do anti-imperialismo nos EUA e é leitura obrigatória para qualquer um que quer entender aquele país.
Sem dúvida alguma, foi o exemplo de Zinn (entre outros) que me deu ímpeto para ir atrás de meu próprio PhD e virar professor. Agora que ele se foi, o mundo ficou um pouco mais escuro e as chances da humanidade de sobreviver as próximas 50 anos minguaram uma tiquinha a mais.
Adeus a Howard Zinn, uma das poucas pessoas sobre qual podemos dizer, sem ironia alguma,
“He was a great American”.
ucuz takipçi
ReplyDeleteucuz takipçi
tiktok izlenme satın al
binance güvenilir mi
okex güvenilir mi
paribu güvenilir mi
bitexen güvenilir mi
coinbase güvenilir mi
Smm Panel
ReplyDeletesmm panel
iş ilanları
İNSTAGRAM TAKİPÇİ SATIN AL
HIRDAVATÇI
beyazesyateknikservisi.com.tr
servis
Tiktok Hile
pendik lg klima servisi
ReplyDeletekadıköy beko klima servisi
kartal lg klima servisi
ümraniye lg klima servisi
kartal alarko carrier klima servisi
ümraniye alarko carrier klima servisi
kartal daikin klima servisi
ümraniye daikin klima servisi
pendik alarko carrier klima servisi