Wednesday, June 3, 2015

Informações úteis sobre como proteger sua anonimidade on-line e, ao mesmo tempo, deixar os conservadores pasmos



Todos vocês devem ter ouvidos de “onion routinbg”... “devem”, porém, dúvido que a maioria sabe do que estou falando.

Onion routing foi inventado para que os grupos oprimidos podem evitar a censurar. Basicamente, você baixa um programa que instala um “browser” novo em seu computador que pode ser atividao quando você quer (e somente quando você quer – ele não vai se instalar como seu browser normal). Esse comunica automaticamente como uma rede enorme de outros computadores, passando informações quase aleitaoreamente de computador em computador, apagando seus rastros. Quando sua mensagem chega a seu destino, suas origens são quase por completa eliminadas.

O browser onion routing mais famoso chama-se de Tor e ele é gratuito. Foi parcialmente desenvolvido pela CIA, então eu não tentaria usá-lo para tais coisas como a derrubada do governo ou a propagação do terrorismo oua venda de substâncias controladas. Porém, para te providenciar anonimidade no dia-a-dia, ele é perfeito.

Porque instalar um Onion router?

Bom, pensa só, por exemplo, no atual enquete da Câmara dos Deputados (aqui), promovida pela bancada conservadora e preguntando se o Brasil acha que uma família deve ser “uma união entre um homem e mulher”?

Com Tor, você pode votar nessa enquete tantas vezes quanto quiser. É só clicar na icone no browser Tor (uma cebola), no campo superior a esquerda da tela e escolher “new identity” (nova identidade). O sistema da Câmara é tão archaico que você pode votar tantas vezes quanto quiser, simplesmente clicando em “new identity” entre cada votação.

Onion routing e Tor são ferramentas úteis para qualquer ativista na internet. Baixa seu, já!

Infelizmente, tem poucas informações em português sobre “onion routing”. Pode encontrar as informações de Wikipedia em inglês aqui.

Um excelente artigo do ativista para direitos humanos, Scott Long, sobre como Onion routing é importante no atual cenário político mundial pode ser encontrado aqui, em inglês e espanhol.

Informações sobre Tor, em português, podem ser encontradas aqui.

Você pode adquerir seu Tor, de graça, aqui.

1 comment: